domingo, 10 de janeiro de 2016

{TAG} TOP 15 – Personagens Favoritas da Literatura

            Essa TAG eu vi no blog Aceita Um Leite, e gostei tanto que resolvi fazê-la também. A ideia é listar 10 personagens femininas que te inspiram. Lá, a autora do blog listou 15 personagens - apesar da tag original serem 10.
            Eu já vou logo avisando: aqui, é a minha opinião! Lá no Aceita um Leite faltou rolar um fight nos comentários, por que simplesmente tinha gente que não aceitava que a autora do Blog não tinha colocado a Hermione como personagem favorita dela e por essa razão a lista dela não era boa o suficiente (Abstrai meu povo!).
            Acho importante deixar claro que nesse TOP 10 colocarei as personagens literárias femininas que EU admiro e não personagens que foram importantes para a literatura, como a Hermione - acho ela uma personagem muito boa, mas não está no hall de minhas personagens prediletas.
            Outra informação importante: minha lista se baseia nas personagens de livros que li, sei que existe diversas outras personagens importantes na literatura e que ainda por cima são apaixonantes, mas seria uma hipocrisia listá-las aqui sem realmente conhecê-las.
            Agora chega de lenga, lenga e vamos ao meu TOP 10!
 OBSERVAÇÃO: A LISTA NÃO ESTA ORDENADA POR ORDEM DE PREFERÊNCIA!

10 – DOMARIS – A QUEDA DA ATLÂNTIDA, MARION ZIMMER BRADLEY


Sim, Domaris esta nessa lista!
Ela é uma das protagonistas de A Queda da Atlântida e é apaixonante. Apesar de ser compromissada com as tarefas do templo e com seu destino, ela é incapaz de ignorar os sofrimentos daqueles que ela ama, fazendo tudo ao seu alcance para ajudá-los, nem que para isso tenha que sacrificar a si própria. É uma das personagens mais fortes da literatura que tive oportunidade de conhecer.

09 – ELIZABETH BENNET – ORGULHO E PRECONCEITOS, JANE AUSTEN

Acho que nunca conheci alguém que tenha conhecido Elizabeth Bennet e não tenha gostado dela. A obra de Jane Austen foi escrita no período regencial inglês, onde as mulheres não tinham qualquer poder de decisão, quando a única opção era ser uma moça prendada e arranjar um bom casamento. Jane Austen criou uma personagem que a despeito de todas as convenções sociais estava disposta a enfrentar a tudo e todos para viver segundo aquilo que acreditava, mesmo que isso significasse ser uma solteirona.

08 – MORGANA LE FAY – AS BRUMAS DE AVALON, MARION ZIMMER BRADLEY

Lembro-me a primeira vez que li o livro Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. Nesse livro, Morgana foi pintada como uma personagem má, mas por alguma razão, eu jamais me conformei com essa imagem que passavam dela. Lembro-me também da primeira vez que vi as brumas de Avalon na estante da biblioteca do colégio, há onze anos, lembro-me de ler a frase na capa que dizia que era a versão contada pelas mulheres do mito. Meu coração se encheu de alegria, Morgana seria salva!
Eu amei ler as brumas de Avalon, não apenas Morgana, mas todas as mulheres daquela estória me encantavam. Eram personagens complexas, mulheres de carne e osso, com os mesmos medos e temores que eu, eram mulheres apaixonadas e apaixonantes, que lutavam por aquilo que acreditavam e estavam dispostas a tudo para defender o que acreditavam.

07 – MARINA – MARINA, CARLOS RUIZ ZAFON

Não consigo pensar em Marina e não lembrar de uma estória doce e meiga, porém, ao mesmo tempo, cheia de aventuras.
Marina não é qualquer moça, Marina é doce, mas também é valente e determinada, que luta a todo custo ser feliz com o curto tempo que ainda lhe resta para viver.

06 – VIANNE ROCHER – CHOCOLAT, JOANNE HARRIS

Sempre que lembro de Vianne Rocher eu lembro de chocolate, cheiro de chocolate ao fogo, uma cidadezinha rústica na França e uma chocolaterie. Também me lembra de cartas de Tarôt, sapatos vermelhos e uma mulher que luta para cuidar de sua filha.
Vianne Rocher, na minha opinião, é uma das personagens femininas mais marcantes que tive o prazer de conhecer. Ela não tem uma saga épica para alcançar um objetivo, não, Vianne Rocher é gente como a gente, que labuta dia a dia para ser feliz, tem problemas como cada um de nós e que faz o que pode para levar um vida feliz e enfrentar seus medos.

05 – ALEXANDRA – AS BRUXAS DE EASTWICK, JONH UPDICK

Ainda me lembro do meu primeiro contato com Alexandra quando peguei para ler “As Bruxas de Eastwick”, se tivesse que descrever esse “encontro” com uma única palavra seria: “Estonteante”.
Alexandra e suas duas amigas são três forças da natureza que lutam dia a dia para serem felizes, pra se sentirem bem, apesar de quase sempre irem contra tudo o que a boa sociedade preza. Na verdade, elas cansaram de se sentirem presas as convenções sociais  e estão dispostas a tudo para serem felizes.

04 – ANDRÔMACA – TRÓIA - O ROMANCE DE UMA GUERRA, CLAUDIO MORENO

Para mim, a despedida literária mais romântica é a de Andrômaca e Heitor. É triste! Era muito amor para tanta tragédia. Minha vontade era de eu mesma ir para o campo de batalha e falar umas poucas e boas para aquele mala-sem-alça do Aquiles. Confesso: fiquei feliz com a morte do Aquiles, fiquei feliz que a Polixiena tenha vigando a morte dos seus ajudando a matá-lo.
Mas voltando a Andrômaca, ela pode não ser a personagem que mais lutou por seus ideais, mas foi a que se mais manteve firme com relação ás regras que regiam sua vida. Foi vítima? Sim. Lamentou? Sim. Mas jamais se curvou aos desejos dos mais poderosos.

03 – JANE EYRE – JANE EYRE, CHARLOTTE BRONTE

O que dizer dessa personagem que tem uma das vidas mais difíceis da literatura? As irmãs Brontë tinham uma queda pelo trágico – Alguém se lembra daquele dramalhão chamado o morro dos ventos uivantes? Pois é, eu lembro!
Meu Deus, ó personagem que sofre, essa tal de Jane Eyre! Mas é uma saga épica. Apesar de todo dramalhão, vamos dar a César o que é de César, Jane Eyre é a HEROÍNA!!!! Numa sociedade onde as mulheres tinham poucas oportunidades além de se casarem, Jane Eyre é um exemplo a ser seguido. Apesar do pouco caso de sua família para com ela, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, ela não desistiu, nem deixou o amor e a bondade morrerem em seu coração.

02 – IRMA WINTER – A DÉCIMA TERCEIRA HISTÓRIA, DIANA SHEFIELD

Não sei porque, mas minhas personagens prediletas são sempre as mais dramáticas e as mais "rebeldes". Irma Winter de "A Décima Terceira História" não é uma exceção a regra. No início ela parecer ser apenas uma senhora idosa esnobe, mas ao correr das páginas conhecemos sua difícil jornada, sua história de superação e o seu segredo mais bem guardado. É impossível não amar uma personagem assim!


01 – MARGARETH HALE – NORTE E SUL, ELIZABETH GASKEL

A última das rebeldes tinham que ser ela, é claro, Miss Hale! Por mais que digam que Norte & Sul é Orgulho & Preconceito com questões sociais, sou obrigada a dizer: Amo Margareth tanto quanto amo Elizabeth Bennet. Ela é como todas as personagens anteriores, forte, guerreira e muito determinada. E como todas as outras, tem um coração de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário